Técnicas utilizadas na Auditoria Operacional

Para o desenvolvimento da auditoria operacional são utilizadas técnicas para que o auditor, no desenvolvimento de seus trabalhos, possa obter provas e evidências por meio de métodos ou técnicas apropriadas.

A ideia é mensurar, avaliar e relatar corretamente por intermédio de registros, ou escrituração, sempre que for necessário propor ajustes e correções importantes para o andamento das atividades, da divisão, do setor ou do departamento da empresa ou organização.

Sendo assim, podemos destacar como técnicas de auditoria operacional:

  • Inspeção física;
  • Contagem dos itens físicos;
  • Técnicas de fluxograma;
  • Exames, ou obtenção, de comprovantes autênticos;
  • Confirmação externa por meio de circularização;
  • Revisão profunda dos critérios de avaliação e exame de sua conformidade com as políticas e metas estabelecidas pela empresa ou organização.

 

1 Inspeção Física

A inspeção física consiste em assegurar, por meio de verificação e inspeção, que a empresa realmente possui seus bens, ou seja, que eles realmente existem. Desta forma, é necessário inspecionar máquinas, veículos, móveis e utensílios, equipamentos diversos, o próprio imóvel

Enfim, tudo que pertencer à empresa deve ser examinado e identificado, a fim de comprovar sua localização e utilização, bem como sua permanência na empresa.

Entretanto, fazer a inspeção física implica possuir razoáveis conhecimentos da natureza do bem examinado. O auditor deverá ter muita cautela quanto a análise de equipamentos complexos em organizações das mais variadas possíveis (indústrias, hospitais, escolas e universidades, órgãos de governo nas esferas municipal, estadual e federal, grandes empresas do setor produtivo e administrativo, comércio, entre outras atividades).

2 Contagem Física

A contagem dos itens físicos é uma técnica muito utilizada nas organizações. Muitas empresas fazem contagem periódica (em períodos a serem estabelecidos) e outras fazem em caráter permanente (contínuo). Os trabalhos de auditoria devem fazer o inventário, não só para assegurar que a contagem e o controle dos estoques estão sendo feitos corretamente, mas para verificar que todos os itens que devem ser inventariados estão sendo contemplados.

Fonte: Apostila – Curso Auditoria Interna em Processos

 

 


  

Técnicas utilizadas na Auditoria Operacional

Para o desenvolvimento da auditoria operacional são utilizadas técnicas para que o auditor, no desenvolvimento de seus trabalhos, possa obter provas e evidências por meio de métodos ou técnicas apropriadas.

João Carlos,
Planejamento da Auditoria Interna

A fase mais importante de qualquer exame é a etapa inicial de planejamento. Não existe outra fase do processo de Auditoria que afete mais o êxito de um trabalho do que o tempo utilizado na verificação preliminar da atividade a ser examinada e planejamento do alcance global.

Super User,
Importância da Auditoria Interna

Com a expansão das atividades e dos processos, sentiu-se a necessidade de dar maior ênfase às normas ou aos procedimentos internos, diante do fato de que, de acordo com o crescimento das organizações, o administrador, ou proprietário da empresa...

Super User,

 

    

Deixe seus comentários

Comentários

  • Nenhum comentário foi encontrado